Back to Blog

O risco de imagem atrelado à falta de investimento em prevenção à fraude

Alan Faleiro

Você certamente já ouviu alguém dizer ou talvez até faça uso da frase “prevenir é melhor do que remediar”, não é mesmo? Pois saiba que ela também faz todo o sentido quando aplicada à área de prevenção à fraude. 

Inclusive, você já deve saber disso, afinal, está aqui em busca de mais informações sobre o risco de imagem atrelado ao baixo investimento nessa área.

Neste post, explicamos quais são as consequências de não agir de forma preventiva e como você pode ampliar a proteção do seu negócio. Siga com a leitura para conferir!

Para começar: afinal, o que é risco de imagem?

O termo risco de imagem ou risco reputacional diz respeito às ameaças internas e externas capazes de gerar problemas e danos à imagem de uma empresa junto ao mercado como um todo.

Hoje, mais do que nunca, devido ao fato de vivermos em uma sociedade globalizada e hiperconectada, a imagem representa um dos ativos mais relevantes de uma empresa, mas também um dos mais frágeis.

Por isso, não se pode arriscar diante desse assunto, inclusive porque existem diferentes variáveis capazes de representar algum tipo de risco de imagem para as empresas.

Confira alguns exemplos:

  • a má qualidade de produtos e serviços;
  • atendimento de má qualidade aos clientes;
  • infringir regulamentos de proteção social e ambiental;
  • a empresa apresentar uma situação financeira delicada;
  • a obtenção de vantagens devido a relacionamentos políticos;
  • a existência de indícios de lavagem de dinheiro.

O vazamento de dados e a ocorrência de fraudes envolvendo o nome da empresa e os seus usuários também se inserem nesse contexto. 

Na sequência, você confere as possíveis consequências de não agir de forma preventiva para mitigar tais riscos.

As consequências de não agir de forma preventiva

Ao não coibir os riscos, as empresas ficam sujeitas a ter seu nome envolvido em escândalos com sérias consequências para os negócios.

A perda de credibilidade junto ao público é possivelmente a primeira delas e desencadeia muitos outros prejuízos.

Se sua empresa ficar publicamente reconhecida como uma empresa que sofre continuamente com fraudes, por exemplo, vai obter uma má fama e ter dificuldade de atrair novos usuários/clientes.

Muito além do boca a boca, a possibilidade de divulgação dessas situações junto às redes sociais e mesmo nos meios de comunicação jornalística pode tornar a situação ainda pior e trazer problemas e danos que vão além da perda de credibilidade. 

A depender da proporção que um determinado fato toma diante da sociedade, não há como os resultados da empresa passarem ilesos. Além da perda de usuários, a mesma pode sofrer com o afastamento de parceiros e investidores e registrar uma perda de valor de mercado.

Isso só reforça o quanto faz sentido a frase “é melhor prevenir do que remediar”, principalmente se considerarmos todo o investimento que será necessário para tentar ‘limpar’ a imagem da empresa.

Para reverter o desgaste da marca, será necessário investir não só na mitigação de riscos - o trabalho que já deveria ter sido feito anteriormente -, mas também em iniciativas concretas acompanhadas ações de marketing para amenizar a percepção negativa que fora criada e reposicionar a marca aos olhos do público.

Como podemos ajudar

Para ajudar sua empresa, a CAF dispõe de uma série de soluções capazes de mitigar riscos relacionados à ocorrência de fraudes, sobretudo fraudes de identidade. Confira:

Onboarding mais seguro

Melhore a experiência de cadastro do seu cliente e proteja sua empresa de fraudadores com a solução chamada Combate à Fraude. Por meio dela, conseguimos determinar a autenticidade dos documentos e evitar que pessoas mal intencionadas se passem por outras para cometer crimes digitais.

Quero saber mais sobre a solução Combate à Fraude

Verificação de antecedentes

Conheça melhor os usuários cadastrados na sua plataforma, consultando informações como antecedentes criminais, dados profissionais e financeiros e muito mais. Faça uso desse processo conhecido como background check para impedir que sua plataforma seja utilizada para, por exemplo, lavagem de dinheiro e/ou financiamento do terrorismo.

Quero saber mais sobre a solução Background Check

Validação de usuários ativos

Com a nossa solução de autenticação multifator Identity, exija informações adicionais antes de autorizar uma determinada ação dentro da sua plataforma e evite o roubo de contas dos seus usuários. Podemos configurar tal processo de modo a gerar o menor atrito possível.

Quero saber mais sobre a solução Identity

Agora você já sabe que prevenir é melhor do que remediar e pode se antecipar aos problemas e danos relacionados com os riscos de imagem.

Entre em contato com um especialista agora mesmo e evite sofrer com a perda de credibilidade e prejuízos na sua empresa. 

Mais artigos

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Como definir as fontes de consulta no background check

Confira os 3 pontos-chave que você precisa considerar na definição das fontes de consulta do background check.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.