Back to Blog

Tecnologia: as 15 profissões que mais cresceram na pandemia

Convidado

Confira as 15 profissões que mais cresceram na pandemia. Leia nosso conteúdo ou clique no play abaixo para ouvir agora mesmo!

A pandemia trouxe mudanças no cotidiano da sociedade que afetaram de forma direta o mercado de trabalho e precisam ser aproveitadas como oportunidades de carreira profissional.

O setor de tecnologia foi essencial no processo de transformação digital das empresas que precisavam se adaptar para escapar de uma crise financeira visando atender às demandas e necessidades do momento e do novo normal.

As turbulências ocasionadas pela pandemia fizeram com que as empresas precisassem buscar possibilidades seguras que pudessem manter os seus funcionários ativos. Os demais setores precisaram investir e se adaptar em integrar ferramentas de inovação no cotidiano profissional. 

Devido a isso, houve grande crescimento no setor e algumas áreas obtiveram destaque. Nesta lista produzida pelo Foco na Carreira, confira as 15 profissões que mais cresceram nesse setor!

Analista de cibersegurança

Essa carreira profissional atua no setor de segurança cibernética das empresas, por meio de sistemas resistentes a ataques e roubos na internet capazes de gerar uma série de prejuízos para as empresas.

Especialista em nuvem

Essa profissão também é chamada de especialista em cloud computing. Este termo refere-se à forma de armazenar dados na nuvem, sem precisar instalar arquivos ou aplicativos no computador, mantendo tudo online. Desta forma, garante mais segurança e facilidade em poder ter acesso de qualquer lugar. 

Técnico em Informática 

Este tem a função de configurar e programar sistemas e também fazer montagem, instalação, desenvolvimento programas de computadores, sites e realização de assistência quando há falhas de rede ou na própria máquina.

Analista/Especialista de Infraestrutura e Redes

É aquele que dá suporte e garante o bom funcionamento dos softwares e de toda a infraestrutura de redes de uma empresa. Eles têm a função de assegurar a máxima conectividade para todos os dispositivos existentes, tornando as operações mais ágeis, funcionais e seguras. 

Profissional de Customer Experience

É também conhecido como profissional de CX e traduzindo o termo, significa “experiência do consumidor”.

O nome pode parecer que não é do setor de tecnologia, mas está totalmente ligado. O profissional dessa área analisa as métricas de experiência, desenvolve e gerencia ações e processos que sejam dirigidos à entrega ao cliente e o que ele espera da marca.

Profissional de Data Science

É também chamado de cientista de dados e é o profissional capacitado para reunir, interpretar e analisar o comportamento de usuários, modelos estatísticos, desempenho da concorrência, tendências de mercados, encontrando possíveis anomalias em operações financeiras e trazendo insights das melhores rotas.

Designer gráfico

Os designers ficaram ainda mais requisitados com o uso das redes sociais. Eles são habilitados para desenvolver projetos gráficos de comunicação e identidade visual de marcas, como panfletos, cartões de visita, elaboração de web sites, pôsteres e logotipos.

Analista de Business Intelligence

O analista de BI por meio do uso de análise de dados, visualização de dados e técnicas e tecnologias de modelagem de dados identificam tendências que podem ajudar outros departamentos, gerentes e executivos a tomar decisões de negócios para modernizar e melhorar os processos na organização.

Analista de teste

O analista dessa carreira profissional faz parte do processo de Quality Assurance (QA) ou garantia de qualidade de uma empresa. A sua responsabilidade é identificar e definir os testes exigidos, monitorar o processo de teste em detalhes e os resultados em cada ciclo de teste e avaliar a qualidade geral.

Analista de suporte

É aquele responsável pela infraestrutura de TI de uma empresa, garantindo o suporte tecnológico para o tráfego de informações. Ele padroniza a análise e programação dos sistemas de aplicação, acompanhando o desempenho dos recursos técnicos instalados.

Engenheiro de Software

A função atribuída ao engenheiro de software é de projetar e também testar o novo programa. Além disso, o indivíduo dessa carreira profissional fica encarregado de realizar a manutenção, assim como efetuar uma revisão periódica sobre o sistema.

Administrador de Sistemas

É o cargo destinado a uma pessoa que fica encarregada por manter e operar computador e/ou rede. Seu principal objetivo é coordenar ambientes computacionais, implantando rotinas e projetos sobre serviços de sistemas operacionais, redes e banco de dados. 

Administrador do Banco de Dados (DBA)

O Administrador do Banco de Dados tem como responsabilidade programar e manter os bancos de dados nos ambientes de teste e homologação, além de instalar e preservar os sistemas gerenciadores do banco de dados. 

Programador de jogos digitais

Quem segue essa carreira profissional também é chamado de desenvolvedor de games e pertencem à área de TI e também de videogame. O profissional desenvolve o código base do jogo, criando a física e a mecânica de jogo, o movimento dos personagens, entre outras coisas.

Especialista em e-commerce

Com a alta dessas plataformas, era de se esperar um profissional que planeja e elabora estratégias do comércio digital, desenvolvendo campanhas, acompanha usabilidade e experiência do usuário. 

 

Viu só? Há muitas oportunidades na sua carreira profissional na área de tecnologia. 

Aproveite e confira as vagas em aberto no time da Combate à Fraude.

Clique aqui e encontre a que mais se identifica com você! 


Mais artigos

ISO/IEC 30107-3: entenda a importância do atestado de conformidade concedido pelo iBeta

Confira o que é a ISO 30107-3 e o que significa obter o atestado de conformidade por parte do iBeta

Read Story

Retrospectiva 2021: o ano para a Combate à Fraude

A retrospectiva de 2021 nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e de que muitas coisas boas ainda estão por vir.

Read Story

O que é e como funciona a MFA (Autenticação Multifator)?

Autenticação multifator pode ser uma aliada do seu negócio para ajudar na proteção dos seus usuários.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.