Back to Blog

Por que os riscos de fraude documental aumentaram (e como proteger sua empresa)

Alan Faleiro

É fato: as fraudes documentais aumentaram e sua empresa pode estar correndo riscos, com consequências como prejuízos financeiros e danos à imagem do negócio. 

Basta você acompanhar o noticiário para ficar atualizado sobre os mais recentes golpes em aplicação na praça, que atingem desde os pequenos estabelecimentos comerciais até os grandes players do mercado.

Porém, mais do que deixar você em alerta, o nosso objetivo aqui neste blog é explicar o porquê desse aumento significativo nos casos de fraudes documentais registrado nos últimos anos e como sua empresa pode se proteger diante disso. 

Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto e não ficar à mercê dos fraudadores de documentos.


Vivemos um período de transformações


Precisamos estar cientes de que estamos em um período de acelerada transformação digital, com novas tecnologias surgindo em velocidade até difícil de acompanhar.

Experimente fazer o exercício de parar e pensar em todas as mudanças ocorridas somente na última década e veja como sua rotina foi impactada por elas. 

Lembre de tudo o que você fazia de forma presencial e hoje faz digitalmente, como compras, estudo e até trabalho.

As transformações digitais impuseram mudanças a todos, inclusive às empresas tradicionais e àqueles serviços em que antes se pensava que o atendimento físico era essencial.

Atualmente, até mesmo a abertura de uma conta em banco ou corretora pode ser feita de forma totalmente digital, sem que você precise se dirigir ao estabelecimento em nenhum momento. 

Nosso cliente BRB (Banco de Brasília) é um bom exemplo disso: uma instituição financeira criada ainda na década de 60 e que hoje oferece a oportunidade da abertura de uma conta de maneira digital, rápida e fácil.

E tem mais: a digitalização que já andava com passos largos ganhou ainda mais força com a chegada da pandemia de Covid-19, em que a necessidade de isolamento social forçou pessoas e empresas a ampliarem sua presença virtual.

No entanto, apesar dos incontáveis benefícios decorrentes dessa transformação, o mundo digitalizado também trouxe algumas desvantagens, como o aumento de fraudes com o auxílio da internet.


Por que hoje ficou mais fácil fraudar


Foi-se o tempo em que uma fraude documental demandava uma impressão com alta qualidade, mais sofisticação nos detalhes, gastos mais elevados e representava uma maior dificuldade para o fraudador. A transformação digital facilitou a prática desse tipo de crime.

Hoje, qualquer pessoa pode editar um documento no Photoshop e/ou outros editores de imagem.

A internet possibilita o acesso fácil a templates, isto é, modelos de RG e CNH ou outros documentos para baixar e editar, o que torna as fraudes escaláveis e mais frequentes.

Como se isso não fosse o bastante, também se tornaram frequentes as ações criminosas que resultam em vazamentos de dados e acabam ampliando ainda mais os riscos de fraude documental.

Por tais motivos, é possível afirmar sem sombra de dúvidas que as empresas já não combatem as mesmas fraudes que conheciam há uma década.

Atualmente, ficou mais difícil prever todas as formas possíveis de fraude e muitos negócios não conseguem resolver o problema de forma eficiente.


Como proteger sua empresa contra fraudes


A documentoscopia é a melhor técnica para garantir a autenticidade dos documentos recebidos na sua empresa. 

Trata-se de uma ciência forense que se dedica ao estudo de documentos e à análise de seus dados para validação judicial, como explicamos melhor neste outro texto (clique aqui para acessar).

A inteligência artificial da Combate à Fraude compara o padrão do documento apresentado com milhares de outros documentos do mesmo estado e ano de emissão, procurando inconsistências em mais de 200 pontos de atenção por segundo no mesmo documento.

Nossa verificação capta mais de 98,7% das tentativas de fraude, mostrando-se a melhor solução do mercado.

E o melhor: fazemos isso tornando o processo de documentoscopia uma tarefa fácil, com cada analista levando de 1 a 3 minutos por análise.

90% de nossas consultas são realizadas por meio automatizado com uma IA desenvolvida especificamente para o mercado brasileiro. Apenas documentos críticos passam por iteração de especialistas no assunto (mesa).

Entregamos uma solução única, capaz de escalar e atender altas demandas de análise e mesa. É garantia de efetividade com o menor tempo de análise do mercado.

Gostaria de conhecer nosso sistema de documentoscopia?

Então, clique aqui para solicitar uma demonstração do serviço.

Caso você queira saber mais sobre nossa verificação contra fraudes documentais também pode falar diretamente com um de nossos especialistas. 

Preencha o formulário e em breve nossa equipe vai entrar em contato.



Mais artigos

O risco de imagem atrelado à falta de investimento em prevenção à fraude

Saiba quais são as consequências de não agir de forma preventiva e como você pode ampliar a proteção do seu negócio.

Read Story

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.