Back to Blog

O que esperar das fraudes na Black Friday de 2021?

Guilherme Hansen

Datas como a Black Friday são sempre aguardadas com muita expectativa pelas empresas, devido à capacidade de movimentação da economia e ampliação dos resultados financeiros dos negócios.

No entanto, para que a expectativa não se transforme em frustração, é importante também estar atento ao cenário de fraudes de identidade e demais golpes que se aplicam no período para saber quais são os cuidados necessários para se proteger dos fraudadores.

Como já explicamos aqui neste blog, períodos assim abrem muitas portas para as fraudes, o que se dá em razão da grande recorrência de cadastros e compras e das análises ficarem dificultadas na comparação com os períodos de normalidade. 

Então, siga com a leitura para descobrir o que esperar das fraudes na Black Friday de 2021 e, principalmente, o que fazer para se proteger. 

Caso prefira ouvir, clique no play agora mesmo!

O cenário de fraudes na Black Friday 


Neste ano, a Black Friday vai acontecer no próximo dia 26 de novembro, mas cabe ressaltar que cada empresa costuma adaptar e ampliar essa data à sua realidade, sendo possível encontrar promoções especiais ao longo de todo o mês de novembro.

Contudo, a maior movimentação deve ser vista mesmo é na sexta-feira, 26 de novembro, e no fim de semana que sucede a data, quando deve haver um grande aumento das promoções, dos incentivos para a abertura de contas e das compras e transações financeiras como um todo.

Diante desse cenário, já visto em anos anteriores, mais fraudadores tentam realizar fraudes, pois acreditam que quando a quantidade aumenta, a qualidade diminui e pode abrir brechas das quais esperam tirar proveito.

Além disso, devemos lembrar que viemos de um período marcado pela pandemia de Covid-19, onde a necessidade de isolamento social forçou pessoas e empresas a ampliarem sua presença virtual.

Apesar dos incontáveis benefícios decorrentes dessa transformação, este mundo ainda mais digitalizado também trouxe algumas desvantagens, como o aumento de fraudes com o auxílio da internet, o que pode se refletir em um aumento das tentativas de fraude nesta Black Friday.

Entretanto, apesar desses indicativos que apontam para um aumento significativo do número de fraudes no período, é importante lembrar que existem ações e ferramentas capazes de proteger sua empresa e evitar prejuízos em meio à Black Friday de 2021. É o que explicamos no próximo tópico.  


5 dicas para ampliar a proteção da sua empresa contra fraudes nesta Black Friday 


Com a adoção das medidas corretas, é possível passar pela Black Friday sem sofrer com prejuízos em razão de fraudes, apenas ampliando os resultados decorrentes das vendas.

Quer saber como? Aqui apresentamos 5 dicas que você pode aplicar e/ou reforçar neste período do ano para ampliar a proteção do seu negócio.

Siga com a leitura e confira:


1. Amplie sua capacidade de suporte


Para atender o aumento de cadastros e compras que se registra na Black Friday, a primeira dica é aumentar sua capacidade de suporte para a data, como forma de atender todas as dúvidas e os problemas que seus clientes possam vir a ter.

Aliás, aqui na Combate à Fraude também estaremos mobilizados para dar todo o auxílio necessário aos nossos clientes diante do aumento da demanda em áreas como suporte e documentoscopia. 

2. Alerte seus clientes sobre fraudes


Avise seus clientes sobre as promoções que sua empresa está realizando e deixe muito claro quais são os canais que utilizam para comunicação, evitando que seus clientes sejam vítimas de fraudadores se passando pelo seu negócio.

Assim, você evita perder ‘vendas’ para fraudadores, auxilia seus clientes na proteção contra fraudes e contribui para um processo de compra mais seguro para ambas as partes.


3. Verifique seus fornecedores


As fraudes podem vir de todos os lados e isso inclui os fornecedores. Exemplo disso é que golpistas têm se passado por fornecedores e solicitado pagamentos via PIX para a entrega de mercadorias, o que ficou conhecido como golpe do falso fornecedor.


Por isso, a dica número 3 é verificar seus fornecedores fazendo uso de ferramentas como o Background Check da Combate à Fraude. Assim, é possível realizar buscas por informações como antecedentes criminais, histórico econômico e social, situação da CNH ou outros documentos. 


4. Previna fraudes na compra


Adote um sistema de prevenção à fraude para agir durante o processo de compra, para proteger sua empresa contra fraudes em meios de pagamento. 

Golpes de falso pagamento ainda são bastante comuns e este ano contam com um fator de novidade: o uso do PIX. A boa notícia é que esses golpes podem ser evitados com o uso das ferramentas adequadas para a proteção do seu negócio.


5. Previna fraudes no cadastro


Adote um sistema de prevenção à fraude para agir durante o processo de cadastro e onboarding de clientes. 

Nós da Combate à Fraude contamos com um onboarding automatizado e escalável em que não se perde qualquer qualidade diante do aumento de cadastros registrado na Black Friday.


Conheça a Combate à Fraude


Convidamos você a conhecer nosso produto Combate à Fraude, um pacote de funcionalidades com o intuito de prevenir fraudes desde o onboarding e que se configura na nossa solução mais segura para lhe ajudar na proteção do seu negócio.

Nele, você vai encontrar todas as funcionalidades do produto de Automação e Onboarding, mais a biometria facial, a documentoscopia semi-digital e a validação de documentos. 

Clique neste link e solicite uma demonstração do nosso produto de Combate à Fraude

banner-produto-combate-à-fraude


Mais artigos

ISO/IEC 30107-3: entenda a importância do atestado de conformidade concedido pelo iBeta

Confira o que é a ISO 30107-3 e o que significa obter o atestado de conformidade por parte do iBeta

Read Story

Retrospectiva 2021: o ano para a Combate à Fraude

A retrospectiva de 2021 nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e de que muitas coisas boas ainda estão por vir.

Read Story

O que é e como funciona a MFA (Autenticação Multifator)?

Autenticação multifator pode ser uma aliada do seu negócio para ajudar na proteção dos seus usuários.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.