Back to Blog

Entenda o que é fingerprint de dispositivo

Alan Faleiro

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça o conteúdo agora mesmo!

Device fingerprint, fingerprint de dispositivo ou identidade digital do dispositivo. Se você já viu ou ouviu tais expressões, mas não sabe ao certo o significado, este conteúdo foi pensado para lhe ajudar.

Aqui, nós vamos apresentar o conceito de fingerprint de dispositivo e explicar como o método funciona na prática. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, siga com a leitura e confira!

O conceito de fingerprint de dispositivo

Na área da ciência da computação, a expressão fingerprint significa identidade digital e é utilizada para se referir aos identificadores únicos que estão presentes em todo tipo de dados digitais. 

Quando há o uso de técnicas específicas para a identificação de dispositivos individuais, o método ganha o nome de device fingerprint, fingerprint de dispositivo ou identidade digital do dispositivo.

Esta variação consiste basicamente na coleta de dados de um computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo com a finalidade de obter uma identidade digital para a máquina.

O processo pode incluir a coleta de informações como:

  • modelo;
  • marca;
  • sistema operacional;
  • navegador;
  • plugins; 
  • idioma;
  • data/hora;
  • e configurações gerais.

Ainda que muitas dessas informações sejam iguais para muitos aparelhos, é a combinação de tais dados que forma uma identidade única para cada dispositivo.

Trata-se de uma tecnologia em ascensão, mas já bastante empregada por grandes empresas do segmento tecnológico. A finalidade é detectar e prevenir fraudes de identidade.

O atual processo de digitalização da economia acelerado a partir da pandemia de coronavírus fez ampliar ainda mais a busca pelo método como forma de levar mais segurança para empresas e usuários em qualquer tipo de transação digital.

Banner ilustrativo e clicável com o texto "Ebook + Fingerprint de dispositivo: saiba como usar o método para prevenir fraudes + Baixe o e-book agora mesmo"

Como fazemos uso da tecnologia

Na Combate à Fraude, a tecnologia de fingerprint de dispositivo está presente na nossa solução de autenticação multifator (MFA), o Identity

Coletamos dados como modelo, marca, sistema operacional e data/hora e criamos uma identidade única para um dispositivo atrelada à face e ao CPF do dono do celular ou computador.

Assim, se um fraudador tentar efetuar login em seu nome com um outro aparelho e/ou errar uma senha repetidas vezes, o nosso sistema antifraude entra em ação e solicita uma autenticação facial com prova de vida para confirmar a identidade do usuário.

Trata-se de um sistema de gestão de risco ágil e eficiente para gerir transações bloqueadas ou negadas e prevenir o roubo de contas digitais na sua empresa.

Fale como um especialista para saber mais e solicite uma demonstração gratuita agora mesmo.

Banner clicável com o texto "Identity" mais "Solicitar demonstração". Ao fundo, há uma imagem ilustrativa de uma moça fazendo uso de um notebook

Mais artigos

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Como o background check auxilia apps de mobilidade urbana

Uma ferramenta de background check pode ajudar apps de mobilidade urbana a impedir a contratação de pessoas sem habilitação e/ou mal intencionadas.

Read Story

Machine learning aplicado na prevenção à fraude

Conheça a importância do machine learning e como o mesmo pode auxiliar na prevenção às fraudes de identidade.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.