Back to Blog

Machine learning aplicado na prevenção à fraude

Redação CAF

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça o conteúdo agora mesmo!

As tecnologias de machine learning estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos nós - muitas vezes, porém, sequer nos damos conta da sua presença e da importante função que desempenham por trás de um sistema eletrônico.

Neste post, abordamos sua importância e como este tal aprendizado de máquina pode auxiliar a área de prevenção à fraude, sobretudo no que diz respeito às fraudes de identidade.

Para começar, vamos relembrar o que é machine learning. Siga com a leitura para conferir!

O que é machine learning

Em tradução livre, machine learning significa aprendizado de máquina. Trata-se de uma área da ciência da computação conhecida como inteligência artificial (IA) e que está dedicada à criação de sistemas que possuem a capacidade de aprender sozinhos ou a partir do recebimento de um determinado estímulo.  

Tudo começa com um carregamento de dados que o sistema processa e busca extrair algum tipo de conhecimento que possa ser útil para uma próxima tarefa. Sendo assim, com o passar do tempo, a IA é capaz de se aperfeiçoar, obter uma maior rapidez de processamento e também resultados mais assertivos.

Nos últimos anos, as técnicas de machine learning tem evoluído muito rapidamente, principalmente em relação ao uso de deep learning. Estes modelos de redes neurais artificiais são capazes de detectar padrões, realizar tarefas de classificação e até mesmo de geração de imagens, dentre outras possibilidades, de forma rápida, escalável, eficiente e segura.

Muitas são suas aplicações no nosso dia a dia. Quer um exemplo prático? É um modelo de IA que determina quais músicas e filmes serão indicados para você em serviços de streaming. Para isso, basta uma amostra inicial das suas preferências para o sistema fornecer as primeiras sugestões, que ficaram melhores na medida em que o mesmo “aprenda” mais sobre você. 

Esse é apenas um exemplo de uma situação bastante corriqueira em que o machine learning está presente nas nossas vidas. Porém, agora, vamos ver como se dá a aplicação dessa tecnologia na área de prevenção às fraudes de identidade. 

O machine learning aplicado à prevenção de fraudes de identidade

Pessoa teclando em notebook. A imagem conta com um filtro azul e a sobreposição de ilustrações que remetem à tecnologia

Assim como a tecnologia tem evoluído no sentido de trazer benefícios para a sociedade, ela também é usada por pessoas mal intencionadas para cometer uma série de ataques e fraudes na internet.

Novos crimes desse tipo surgem de forma bastante veloz e representam um grande desafio para aqueles que buscam se proteger e estar sempre um passo à frente de tais fraudadores. 

É nesse sentido que o machine learning surge como uma aliada do setor de prevenção às fraudes de identidade, pois permite a criação de sistemas capazes de analisar uma grande quantidade de dados em questão de segundos, encontrando padrões e determinando, por exemplo, se uma face ou um documento são verdadeiros.

Além disso, algoritmos baseados em machine learning podem aprender sobre perfis de risco e bloquear transações consideradas suspeitas. 

Os benefícios da aplicação dessa tecnologia na prevenção às fraudes de identidade são muitos e, aqui, destacamos os principais:

  • Disponibilidade: a tecnologia está disponível 24 horas por dia, em tempo real;
  • Agilidade: as análises são realizadas em menos de um segundo, ou seja, de forma mais rápida do que um ser humano;
  • Segurança: a precisão dos modelos de machine learning na tomada de decisões e na detecção de fraudes é bastante alta, com taxas de erro inferiores às taxas de erro humano;
  • Escalabilidade: os sistemas são escaláveis, sendo possível atender a uma grande demanda sem comprometer a qualidade, segurança ou o tempo de resposta;
  • Custo: utilizar o machine learning para automatizar análises de prevenção à fraude tem custo inferior ao exigido para atender à mesma demanda de forma manual.

Ou seja, se você ainda não faz uso de machine learning na sua estratégia antifraude, talvez esteja na hora de migrar para uma solução capaz de lhe trazer todos esses benefícios. 

Neste próximo tópico, vamos lhe apresentar como essa tecnologia está presente nas soluções da Combate à Fraude. Confira!

Como fazemos uso de tecnologias baseadas em machine learning

A Combate à Fraude utiliza machine learning em todas suas soluções para prevenção de fraudes.

No onboarding, por exemplo, temos a IA em diferentes momentos do processo, como na prova de vida, que garante que o usuário na selfie é uma pessoa real, e na verificação facial, que realiza um "match" entre as selfies e os documentos.

As principais técnicas de machine learning e inteligência artificial em pesquisa atualmente são usadas pela Combate à Fraude com o objetivo de melhorar a experiência do usuário com nosso processo de onboarding. 

Durante a captura de um documento, por exemplo, são realizadas verificações na qualidade da imagem (contraste, brilho, resolução e outros) e a tipificação automática (RG, CNH, Passaporte, RNE, CTPS, CRLV, por exemplo), conforme os parâmetros definidos pelo cliente. 

Além disso, uma IA específica criada pela própria Combate à Fraude é capaz de reconhecer os textos de documentos e extraí-los via OCR em seus respectivos campos. 

Ainda no processo de onboarding, temos outras tarefas realizadas via IA, com destaque para a remoção do fundo das imagens de documentos e a realização da sua rotação para uma orientação adequada, buscando uma melhor visualização dentro da plataforma. 

Após a realização do onboarding digital, o documento enviado pelo usuário passa por outros processos, como a documentoscopia, onde o machine learning é amplamente adotado.

Na prática, a nossa IA compara o padrão do documento recebido com o de outros documentos da mesma UF e ano de emissão para identificar inconsistências em pontos de atenção previamente validados. 

A partir disso, somado com a atuação da nossa equipe de analistas, conseguimos prevenir fraudes de identidade de forma rápida e escalável.

Para finalizar, você sabia que pode solicitar uma demonstração gratuita da nossa tecnologia? Basta clicar neste link, preencher o formulário e aguardar o contato de um dos nossos especialistas.

Mais artigos

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Entenda o que é fingerprint de dispositivo

Conheça o conceito de fingerprint de dispositivo e saiba como o método auxilia na prevenção de fraudes de identidade.

Read Story

Como o background check auxilia apps de mobilidade urbana

Uma ferramenta de background check pode ajudar apps de mobilidade urbana a impedir a contratação de pessoas sem habilitação e/ou mal intencionadas.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.