Back to Blog

Gurias Dev: programa busca incentivar mulheres a atuarem na área tech

Natália Lord

Quando o assunto é equidade de gênero, a área da tecnologia ainda tem muito a avançar no sentido de se tornar um ambiente mais atrativo para mulheres.

Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) realizado em 2019, as mulheres são apenas 20% da força de trabalho nesse setor.

Trata-se de uma realidade diretamente ligada às questões culturais, uma vez que as profissões relacionadas à área tech ainda são vistas majoritariamente como masculinas, o que acaba influenciando as escolhas profissionais femininas.

No entanto, acreditamos que é possível mudar essa realidade e estamos fazendo a nossa parte aqui na Combate à Fraude. Para isso, criamos o programa Gurias Dev, que tem como objetivo empoderar e incentivar mais mulheres a ingressarem no mercado tech.

Siga com a leitura para saber mais...

Caso prefira ouvir, clique no play!


Conheça a iniciativa da Combate à Fraude


O programa Gurias Dev nasceu da constatação de que a realidade aqui citada também estava presente na Combate à Fraude e algo precisava ser feito para ampliar a presença feminina na empresa e ajudar a mudar este cenário.

Tudo teve início com discussões sobre o tema que envolveram cinco profissionais da CAF: a Head de Comercial e Marketing, Carla Dualib; a Full-Stack Dev, Camila Sbrussi; a Coordenadora de Gente e Cultura, Leticia Hinterholz; a Coordenadora de Marketing, Natália Lord; e o HR Business Partner, João Lucas Camilo da Silva.

As conversas evoluíram até resultar na criação do Gurias Dev, com o objetivo de incentivar mais mulheres a atuarem na área tech. Para isso, diferentes ações devem ser realizadas, a começar por um projeto de concessão de bolsas de estudo para a formação de desenvolvedoras e, se caso fizer sentido para ambas as partes, oportunizar a possibilidade delas atuarem no time da Combate à Fraude.

Os objetivos do grupo de trabalho passam por consolidar e perpetuar o programa de formação do Gurias Dev com foco social e econômico e, assim, ter profissionais alinhados com a cultura Combate à Fraude recebendo as bolsas e obtendo a formação junto à Rocketseat. A escola de programação será parceira do Gurias Dev na execução deste projeto. 

Ou seja, o Gurias Dev vai funcionar como um projeto social de empoderamento de mulheres a partir da realização de diferentes ações, como a concessão de bolsas de estudo na área e a realização de palestras.

Se você tem interesse no projeto, siga com a leitura e saiba como participar da primeira turma. 


Como participar


O lançamento oficial do Gurias Dev acontece na próxima segunda-feira, 22 de novembro de 2021, quando ocorre a 2ª edição do CAF Meets, o webinar da Combate à Fraude.

Para falar sobre o assunto, o evento virtual traz Carla Dualib e Camila Sbrussi (duas das responsáveis pelo Gurias Dev) mais a expert Daniele Leão e a educator Jaqueline Pires, representantes da Rocketseat.

Faça aqui sua inscrição no CAF Meets especial sobre o Gurias Dev

A iniciativa será apresentada em detalhes no webinar, mas já podemos antecipar que a primeira turma exclusiva da Combate à Fraude será composta por 10 vagas destinadas aos participantes do DoWhile 2021, que reúne todo o ecossistema da programação em busca de um mesmo propósito: construir o futuro.

O evento online e gratuito ocorre nos dias 1 e 2 de dezembro de 2021, é desenvolvido pela Rocketseat e conta com o patrocínio da Combate à Fraude. 

A seleção das beneficiadas entre as participantes do DoWhile 2021 será realizada pela própria Rocketseat e o prazo para uso das bolsas de estudo será de um ano.

Clique neste link para realizar sua inscrição no DoWhile 2021

Mais artigos

Tecnologia: conheça as 15 profissões do setor que mais cresceram na pandemia

Durante a pandemia, houve um grande crescimento no setor e algumas áreas obtiveram destaque.

Read Story

Como a Combate à Fraude se preparou para a Black Friday 2021?

Compartilhamos algumas das ações que vamos realizar com o objetivo de ampliar a proteção dos nossos clientes.

Read Story

Enem pauta registro civil e nós questionamos: e se tivéssemos uma identidade digital?

Conheça a identidade auto-soberana, um modelo de identidade digital que nos permite abrir mão de uma série de documentos físicos, senhas e detalhes de login.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.