Back to Blog

Fraudes sazonais: saiba como proteger sua empresa em datas importantes como Black Friday e Natal

Rafael Storch

Apesar de constantes, as fraudes de identidade crescem em períodos de grande euforia para o comércio eletrônico e merecem atenção por parte das empresas.

Aqui, estamos falando do grupo de datas importantes composto por Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Semana do Consumidor, Natal e a tão aguardada Black Friday

Períodos assim abrem muitas portas para as fraudes de identidade, por registrarem uma grande recorrência de cadastros e compras e as análises ficarem dificultadas na comparação com os períodos de normalidade. Nesse cenário, a chance de algo passar batido é grande e é disso que os fraudadores tiram proveito.

Um levantamento da Axur, empresa líder no monitoramento e reação a riscos digitais, mostra que o aumento das fraudes em datas comemorativas chega a 200%.

Siga com a leitura ou ouça todo o nosso conteúdo ao clicar no play abaixo para saber mais sobre o assunto e entender como proteger seu negócio agora mesmo!

Os cuidados para evitar fraudes sazonais 


Já é sabido que investir em prevenção à fraude passou a ser elemento central em qualquer negócio digital. Afinal de contas, o custo da prevenção é menor do que o custo advindo das fraudes e suas implicações para o cliente e a empresa.

Neste blog post, inclusive explicamos quanto custa uma fraude. Acesse e descubra agora mesmo! 

Em datas importantes, como as anteriormente citadas, não é diferente e os cuidados precisam ser reforçados para evitar fraudes, como a invasão de contas e a realização de compras ilegítimas.

Por isso, é preciso atentar para as compras suspeitas, sobretudo de usuários novos, que nunca consumiram na plataforma e/ou que realizam compras com alto valor monetário envolvido. 

Faz-se essencial realizar, ao menos, uma consulta do CPF na Receita Federal para se ter certeza de que os dados informados são corretos e convergentes. 

Além disso, para compras com alto valor financeiro, pode ser importante buscar mais informações sobre a pessoa e, até mesmo, pedir os documentos para se ter certeza da autenticidade da identidade.

Por se tratarem de ações que envolvem certa complexidade e demandam o uso de ferramentas adequadas, a recomendação é buscar um parceiro especializado capaz de auxiliar seu negócio na prevenção de fraudes e diminuição de eventuais prejuízos.


As soluções da Combate à Fraude


Para proteger sua empresa contra fraudes de identidade em datas importantes, a Combate a Fraude dispõe de uma série de produtos para oferecer uma proteção completa para seu negócio.

Nossas soluções atuam desde o onboarding para garantir mais agilidade e segurança aos seus processos. 

Confira aqui uma listagem dos nossos produtos e saiba como cada um deles pode lhe ajudar: 


Automação & Onboarding


Onboarding é o conjunto de operações que permite a entrada e validação de novos clientes, colaboradores, parceiros ou terceirizados. Trata-se de um processo que nem sempre é automatizado, gerando custos operacionais e riscos de falha humana.⠀

O conjunto de operações da Automação e Onboarding da nossa empresa inclui captura do documento (RG/CNH), tipificação automática, OCR, consulta na Receita Federal (Óbito/regular/irregular), prova de vida e facematch.⠀


Combate à Fraude


Nesta solução, você vai encontrar todas as funcionalidades do produto de Automação e Onboarding, mais a biometria facial, a documentoscopia semi-digital e a validação de documentos.

A biometria digital serve para fazer um comparativo entre selfie, documento e uma base de dados que passa de 110 milhões de faces, protegendo sua empresa de fraudadores de identidade que utilizam documentação falsa para aplicar golpes e diversos outros crimes. 

Já a documentoscopia ajuda a validar a veracidade de um documento de identidade, fazendo uma análise de mais de 200 pontos e considerando as diversas variáveis regionais que eles possuem. 


Background Check


O background check consiste em um conjunto de pesquisas, onde o cliente contrata a verificação por meio da base de dados do produto e ainda pode solicitar fontes de consulta adicionais, o que varia de acordo com as conformidades da empresa (compliance).

As informações ficam reunidas em um dossiê completo, ao qual sua empresa tem acesso com login e senha. Com essas informações em mãos, você pode avaliar o perfil do cliente e tomar decisões mais precisas no dia a dia do seu negócio.

Clique aqui para falar com um de nossos especialistas e saber mais sobre as soluções da Combate à Fraude para proteger sua empresa em datas importantes.



Mais artigos

ISO/IEC 30107-3: entenda a importância do atestado de conformidade concedido pelo iBeta

Confira o que é a ISO 30107-3 e o que significa obter o atestado de conformidade por parte do iBeta

Read Story

Retrospectiva 2021: o ano para a Combate à Fraude

A retrospectiva de 2021 nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo e de que muitas coisas boas ainda estão por vir.

Read Story

O que é e como funciona a MFA (Autenticação Multifator)?

Autenticação multifator pode ser uma aliada do seu negócio para ajudar na proteção dos seus usuários.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.