Back to Blog

10 pontos para considerar na escolha de uma solução antifraude

Alan Faleiro

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo e ouça o conteúdo agora mesmo!

Você sabe o que precisa levar em conta na hora de decidir pela solução antifraude mais adequada para sua empresa?

Essa é uma decisão importante e que precisa considerar uma série de pontos para evitar qualquer tipo de frustração mais tarde.

Inclusive, é bastante comum chegarem até nós empresas buscando trocar de solução antifraude justamente por não estarem satisfeitas com as ferramentas e serviços adquiridos com outras empresas.

Pensando nisso e nas dúvidas que costumam ser comuns nesse momento de decisão, montamos uma lista com 10 pontos que você precisa considerar na escolha de uma solução antifraude.

Conte com a nossa ajuda para escolher a melhor opção do mercado para validar a identidade e o histórico do seu cliente. Vamos lá?

1) Regras e necessidades específicas 

O ponto inicial é verificar quais são os documentos que a solução que você está buscando avalia. Cada setor tem regras e necessidades específicas e, por isso, é importante consultar quais são os documentos que a solução analisa. 

Além disso, confirme se ela cumpre com os requisitos que a sua empresa precisa para manter as operações em segurança e em conformidade com a lei.

2) Entrega de dossiês completos e de fácil compreensão

Depois que você estabelecer as métricas que devem ser analisadas com relação ao risco do seu negócio, verifique se a solução entrega dossiês completos e de fácil compreensão para a análise dos números e perfis.

A solução que você escolher, além de apresentar as informações de forma objetiva, deve permitir que a sua empresa possa implementar políticas precisas de controle a partir dos relatórios. 

3) Experiência do usuário

Priorize a duração e a qualidade do onboarding. Além da segurança da sua empresa, você também precisa privilegiar a experiência do usuário no processo de entrada, porque isso impacta na sua taxa de conversão.

Processos lentos ou ineficientes fazem com que, muitas vezes, o cliente não finalize o cadastro. Além disso, lembre-se de que a solução também precisa diminuir a fricção do usuário no processo. Esse é outro fator que ajuda a diminuir as chances de abandono.

4) Capacidade da solução escolhida

Entenda se a solução vai acompanhar o crescimento da sua empresa. Isso quer dizer que você precisa avaliar a capacidade da solução escolhida, não só para guardar seus dados, mas também para escalar junto com as operações do seu negócio.

Nesse sentido, uma dica é pedir testes para um grande volume de cadastros. Assim, você pode confirmar se a solução dá conta de todas as verificações que deveriam ocorrer caso fosse uma situação real.

5) Tipos de integração possíveis

Considere quais são os tipos de integração possíveis. Pergunte-se se a solução antifraude em análise permite integração com a API e o SDK.

A empresa contratada precisa oferecer formas de integrar as ferramentas dela com o sistema que você tem hoje ou que você pretende ter no futuro. Por isso, antes de contratar qualquer solução, faça testes para ver se ela funciona bem para o seu negócio.

6) Possibilidade de análises manuais  

Sabemos que a automação é fundamental, traz agilidade e segurança, mas é importante que a solução que você for contratada tenha espaço para avaliações manuais em casos muito específicos. 

É importante que haja suporte técnico e humano para situações em que a tecnologia por si só não é capaz de chegar a uma conclusão com a devida acurácia ou cujo resultado seja passível de questionamento.

7) Entrega de soluções de ponta a ponta

Verifique se a empresa que você quer contratar tem serviços completos e conta com uma plataforma all-in-one. Muitas vezes, as empresas não entregam soluções de ponta a ponta, e isso pode ser um problema, porque você vai ter dificuldade de centralizar todas as análises, dossiês e consultas sobre os seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.

Nesse sentido, considere se a mesma empresa que vai vender uma determinada solução também faz onboarding automatizado, se ela tem prova de vida ativa e passiva, se ela faz biometria facial, se ela faz documentoscopia e se ela realiza background check. Ou seja, quanto mais completa for a ferramenta, maior o seu aproveitamento e mais fácil vai ser para você depois.

Confira também: Conheça os 4 maiores benefícios de contar com uma plataforma antifraude all-in-one

8) Referências no mercado

A empresa na qual você está pensando em contratar uma solução antifraude tem referências no mercado?  

Veja as experiências de negócios do mesmo setor que o seu, faça pesquisas, avalie preços, faça testes e compare as soluções que existem. Com isso, fica mais fácil decidir qual empresa oferece as melhores entregas e resultados para a sua necessidade.

9) Atendimento no pós-venda

Esse é um ponto que nem sempre costuma ser lembrado no momento da escolha de uma solução antifraude, mas que costuma ter impacto direto na percepção do cliente sobre o produto.

Por isso, a dica aqui é buscar saber como será o relacionamento com o contratado no maior número de situações possíveis, como problemas com o sistema, auxílio no manuseio da plataforma e dúvidas sobre pagamentos. 

10) Capacidade de aprendizado da solução

Por fim, considere a escolha de uma solução antifraude que conte com tecnologia de machine learning, termo que pode ser traduzido como aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina.

Essa forma de análise de dados orienta os computadores a encontrarem padrões de comportamento e aprenderem por conta própria, o que se torna bastante importante para a identificação de falhas e aprimoramento do desempenho de uma plataforma.

Escolha a Combate à Fraude

Acreditamos que ao considerar esses 10 pontos que apresentamos aqui, você será capaz de tomar uma decisão mais consciente em relação à solução antifraude mais adequada para o seu negócio.

Na sua escolha, permita-se conhecer um pouco mais da solução antifraude da Combate à Fraude. Aqui, você obtém uma aprovação de clientes simples, rápida e confiável.

Não deixe de entrar em contato conosco agora mesmo e solicitar um tour pela plataforma sem nenhum compromisso.  

Mais artigos

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Entenda o que é fingerprint de dispositivo

Conheça o conceito de fingerprint de dispositivo e saiba como o método auxilia na prevenção de fraudes de identidade.

Read Story

Como o background check auxilia apps de mobilidade urbana

Uma ferramenta de background check pode ajudar apps de mobilidade urbana a impedir a contratação de pessoas sem habilitação e/ou mal intencionadas.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.