Back to Blog

Como o OCR pode melhorar a experiência do seu cliente

Natália Lord

Saiba como o OCR pode melhorar a experiência do seu cliente. Siga com a leitura ou clique no play abaixo para ouvir o conteúdo agora mesmo!

Com o aumento do uso de canais digitais para serviços cotidianos, aumenta também a procura por ferramentas que tornem a experiência do usuário mais intuitiva e menos desgastante. Facilitar o acesso e uso do serviço é um desafio constante, já que não se pode deixar de lado aspectos importantes como a segurança do usuário e da própria empresa. Mas, uma ferramenta que oferece praticidade e segurança a todos os envolvidos é o OCR - Optical Character Recognition.

Provavelmente em algum momento já tenham lhe solicitado a foto do seu documento de identidade em algum cadastro - seja para bancos, aplicativos de e-commerce, etc. É justamente aí que o OCR entra para facilitar a vida do usuário e da própria equipe. O usuário não perde muito tempo para fornecer seus dados, já que o OCR extrai diretamente do documento e entrega tudo estruturado à equipe, que não precisa dedicar-se a um trabalho manual de digitação ou conferência de dados.

Até pouco tempo, muitas empresas - apesar de já facilitarem o lado do usuário permitindo o envio de fotos - ainda contavam com a digitação dos dados de forma manual no sistema. Isso causava demora na aprovação de um cadastro, já que após a extração dos dados, ainda era necessário passar por uma inspeção manual antifraude. Para se ter uma ideia, com o uso do OCR, cadastros que poderiam demorar dias de forma manual, hoje levam em torno de 3 minutos para estarem completos e verificados pelo sistema antifraude.

Como funciona um OCR?

O uso do OCR  é cada vez mais comum e necessário por empresas que têm algum tipo de contato digital com seus clientes. Geralmente há integração entre aplicativo ou site com a API ou SDK de OCR contratada, que irá entrar no momento certo do cadastro para solicitar foto do documento.

Então, é tudo muito simples. A empresa contrata o OCR e as demais ferramentas necessárias com a equipe de especialistas, integra com seu sistema e a tecnologia entra em ação. Ao se cadastrar, o usuário envia a foto do seu documento de identidade, seja ele RG ou CNH, e o sistema faz a extração dos dados automaticamente. Em caso de documentos inválidos ou ilegíveis, o próprio sistema já avisa o usuário para envio de novo documento.

Quais os usos mais comuns do OCR por empresas?

O OCR em si é uma ferramenta incrível e que pode agilizar muito o trabalho de uma equipe. Porém, quando combinado com ferramentas de antifraude, por exemplo, pode se tornar um grande aliado na proteção da sua marca e empresa. As ferramentas que geralmente andam lado a lado com o OCR são as de verificação de identidade, como a Prova de Vida e a Biometria Facial, que buscam garantir a veracidade da pessoa que está utilizando o documento ou ainda a Documentoscopia, uma análise minuciosa da veracidade do documento. Geralmente, a combinação dessas ferramentas poderá resultar em um serviço de onboarding automatizado e seguro em todos os aspectos para a empresa.

Hoje, os principais usos do OCR estão vinculados ao cadastro de novos clientes ou ainda, cadastro de novos funcionários, terceirizados ou prestadores de serviço.

Não há limites para o uso da ferramenta, que se tornou indispensável para bancos, corretoras, fintechs e hoje se espalha por diversos segmentos, desde empresas de logística, até e-commerces e empresas de RH.


Como funciona o OCR da Combate à Fraude?

O OCR da Combate à Fraude é um dos mais eficientes do mercado brasileiro, aceitando todos os tipos de documentos de identidade do país e já educado para não aceitar fotos de qualquer outra coisa que não o próprio documento. Quando o cliente envia a foto, nosso sistema extrai os dados de forma ágil e confiável, automatizando o processo. 

Essa ferramenta está inserida dentro da solução de Automação e Onboarding, que combina diversos serviços para oferecer um onboarding mais completo. Para integrar com o seu sistema, basta escolher entre as diversas formas de integração disponíveis: API, SDK ou Dashboard.

Após a extração desses dados pelo OCR da Combate à Fraude, nosso sistema entrega os dados estruturados e prontos para análise da sua equipe.

Que tal fazer um teste e conhecer um pouco mais sobre o serviço de onboarding?

Acesse e solicite o seu teste grátis para verificar de perto como funciona a nossa ferramenta. 


Mais artigos

O risco de imagem atrelado à falta de investimento em prevenção à fraude

Saiba quais são as consequências de não agir de forma preventiva e como você pode ampliar a proteção do seu negócio.

Read Story

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.