Back to Blog

Como gerenciar e mitigar riscos no setor de logística?

Natália Lord

Todos os segmentos empresariais precisam lidar com riscos e problemas, que podem vir de falha humana, problemas de gestão ou ainda riscos externos, com baixa probabilidade de identificação. No Brasil o setor de logística é um dos principais responsáveis pela movimentação econômica e um dos que mais riscos encontra. É necessário cautela e planejamento para identificar possíveis riscos e evitar prejuízos maiores.

Para contornar esses problemas, é essencial que a empresa conheça os riscos previsíveis e possua planos de apoio para caso realmente aconteçam. 


Tipos de riscos logísticos conhecidos

Alguns riscos já são velhos conhecidos de quem atua no segmento e podem ser previstos, mesmo que não dependa de nenhuma força interna. Alguns exigem uma experiência de longos anos para serem contornadas e alguns exigem apenas um pouco de atenção. 

Um dos riscos mais comuns é o roubo de cargas. O número de casos vem aumentando muito nos últimos anos e pode ser uma pedra no sapato para empresas do setor de logística. Isso pode representar uma parcela considerável no custo de operações e dependendo do valor da carga e do tamanho da empresa, custar o seguimento dos trabalhos.

Outro risco constante é o de avarias ou extravios de mercadorias, que podem gerar custos e prejudicar a reputação da empresa perante o mercado. Esse tipo de problema faz com que todo o trabalho seja inválido, já que a avaria só será notada ao final da entrega.

Há problemas também, relacionados aos colaboradores envolvidos. Nesse caso, há algumas possibilidades: pode haver negligência, quando o colaborador desfocado pode causar acidentes, por exemplo; pode haver imperícia, no caso de o colaborador não ser bem treinado ou não ter habilidade para aquela função ou imprudência, quando o colaborador tem habilidade e muita confiança no trabalho, o que acaba fazendo com que haja de forma impensada e possa causar problemas.

Ainda há casos em que os colaboradores podem agir de má fé, em ações como a falsificação de documento de habilitação, ser algum infiltrado de alguma quadrilha de roubo de cargas ou outros tipos de crimes.

Como gerenciar riscos e diminuir os impactos

Uma equipe bem treinada pode diminuir muito os riscos dentro de uma empresa de logística. Desde o recebimento da mercadoria até a entrega ao destinatário, tudo precisa ocorrer bem. A realização de treinamentos pode ser segmentada por setores como organização interna, distribuição de cargas, motoristas, escritório e demais áreas. É muito importante que os motoristas, por exemplo, tenham um treinamento específico, já que podem sofrer com ataques à carga e podem receber orientação de como agir ao identificar ações suspeitas.

Nesse mesmo sentido, possuir um sistema de monitoramento de percurso poderá alertar empresa e polícia caso a rota seja desviada. A carga poderá ser acompanhada de longe por uma equipe e o motorista estará mais seguro.

No mesmo caminho entra o monitoramento dos colaboradores: ter controle sobre a veracidade dos documentos de identificação, principalmente o documento de habilitação e ter acesso à dados como antecedentes criminais, que podem identificar criminosos e evitar a entrada de pessoas mal intencionadas na empresa. Ter um sistema de Background Check poderá fazer esse monitoramento de forma automatizada e entregar dados tabelados e de fácil leitura aos gestores de risco.

Processos bem instituídos poderão evitar avarias ou extravios de carga, fazendo com que a empresa não tenha custos com esse tipo de problema e nem tenha sua imagem prejudicada: locais preparados e organizados para o recebimento de cargas, com proteção e gerenciamento de entradas e saídas é fundamental.


Mais artigos

Entenda os motivos para reprovação de um documento ou análise pendente

Dois status que costumam confundir na documentoscopia são a Reprovação e Análise Pendente. A primeira coisa que é importante dizer é que nem sempre é indício de tentativa de fraude. Mas, o que são, então?

Read Story

Saiba o que é spoofing e como se defender

Spoofing é um termo para o tipo de comportamento em que um criminoso virtual se disfarça como um usuário ou dispositivo confiável para que a vítima faça algo que beneficie o hacker e prejudique o usuário.

Read Story

6 motivos para reprovação de um documento

A reprovação de um documento na documentoscopia nem sempre é indício de tentativa de fraude. Confira nesse post o que pode causar a reprovação do documento e algumas dicas para evitar que aconteça com você.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.