Back to Blog

Background Screening ou Background Check: o que é e quando usar na sua empresa

Natália Lord

Você tem dúvidas de quando usar o Background Check na sua empresa? Leia o conteúdo completo e entenda como essa solução pode ser usada em diferentes segmentos. Se estiver sem tempo para leitura, você pode escutar o mesmo conteúdo, basta apertar o play!

Ao pé da letra, Background Check e Background Screening tem a ver com a investigação de antecedentes de um usuário. Indo além do que os antecedentes, o Background Check monta uma espécie de dossiê, com informações relevantes para cada negócio e que podem servir de base para uma série de ações.

A base para a execução do Background Check é o CPF, CNPJ ou nome, que possibilita a extração de qualquer vestígio que possa indicar problemas comerciais, financeiros, legais ou até mesmo criminais.

Quais empresas podem utilizar o Background Check?

Qualquer empresa que tenha relação com um grande número de usuários, necessita de um sistema de Background Check para manter a segurança e os dados cadastrais sempre atualizados. Isso vale para quem precisa fazer a verificação constante de clientes, colaboradores e terceirizados.

Por essa flexibilidade, o Background Screening pode ser um ótimo aliado para empresas que precisam estar em concordância com as regras de KYC (Know Your Customer), KYE (Know Your Employee), KYP (Know Your Partner) ,  Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) e Due Diligence. Isso porque pode ser usado nos mais diversos segmentos e captar dados de acordo com a necessidade da empresa. 

Hoje, há Background Check sendo executado por bancos, para verificação de informações dos clientes; empresas de logística - para verificação da situação da CNH de motoristas; empresas de telefonia - para verificação da identidade e antecedentes de instaladores; além de diversas outras possibilidades.

O uso do Background Check depende bem mais do interesse e conscientização da necessidade por parte da empresa, do que da possibilidade de adaptação para o segmento, visto que é uma tecnologia de fácil adaptação e utilização. 

Confira também:

Como o background check de entregadores ajuda aplicativos de delivery

Como o background check auxilia aplicativos de mobilidade urbana


Como funciona o Background Check/Background Screening?

Para um desempenho eficiente, o Background Check precisa estar acoplado a um sistema de onboarding digital que faça a primeira verificação de identidade e garanta a autenticidade do usuário. Com os dados básicos coletados no Onboarding, o Background Check faz uma busca nos sistemas públicos e privados para identificar informações financeiras, pessoais, de trabalho, criminais ou outra que a empresa necessite para validar o cadastro e aprovar o usuário.

Analisando as fontes e onde as informações são encontradas, é possível notar que um Background Check manual se tornaria inacessível, tanto pelo custo, quanto pela mão de obra que seria necessário despender para uma busca nesse sentido. 


Ferramentas de automatização do Background Screening

Dentro da gama de produtos antifraude, o Background Check entra como um produto de proteção constante. Nosso sistema de verificação faz em poucos minutos a conferência de dezenas de informações, das mais distintas fontes de consulta. A entrega desses dados é feita de forma estruturada, garantindo que a equipe poderá fazer uma análise eficaz e rápida sobre os dados coletados.

Cada tipo de consulta possui valores específicos por CPF/CNPJ e cada segmento pode montar sua busca de acordo com as informações que são realmente necessárias para o segmento do trabalho. Dessa forma, os relatórios são mais objetivos e a tomada de decisão é mais ágil. Você pode conversar com nosso time para conhecer todas as fontes de consulta e montar o padrão perfeito pra você. Preencha o formulário que nosso time fará contato com você em breve.

Confira também: Como definir as fontes de consulta no background check


Uso do Background Check em diferentes segmentos

Com a possibilidade de uso do Background Check em diferentes segmentos, tem se tornado uma ótima alternativa para verificação de antecedentes não só de clientes, mas também de contratações.

No setor de transportes privados de passageiros, por exemplo, o uso do Background Check funciona para a verificação da situação dos novos motoristas, tanto na esfera criminal, para a proteção dos passageiros, quanto na situação da CNH. Essa verificação acontece tanto no cadastro dos motoristas, quanto de tempo em tempos, de acordo com a necessidade prevista pela empresa. É possível, nesse sentido, identificar motoristas que tenham a CNH cassada ou invalidada no período em que ele já estiver trabalhando com a empresa.

No mesmo sentido, o segmento de entrega de alimentos utiliza o Background Check para revisão da situação do entregador, tanto no sentido de motorista, quanto na identificação de algum risco que o usuário possa oferecer aos clientes da empresa. Esse é o mesmo objetivo das empresas de TV por assinatura ou Internet, que monitoram o cadastro de instaladores e técnicos, para evitar a entrada de criminosos que poderão oferecer riscos aos usuários finais do serviço da empresa.

O setor de serviço tem se beneficiado do Background Check, por ele oferecer uma segurança ainda maior aos contratantes dos serviços, protegendo a reputação da marca e evitando problemas de imagem. Além é claro, do segmento de bancos e fintechs, que utilizam o Background Check para proteger seu sistema de fraudes ou usuários inconsistentes.

Confira também: Você já realiza consultas periódicas para atualização no background check?


Mais artigos

O risco de imagem atrelado à falta de investimento em prevenção à fraude

Saiba quais são as consequências de não agir de forma preventiva e como você pode ampliar a proteção do seu negócio.

Read Story

Por que a verificação de identidade se tornou vital no mercado iGaming

Ascensão do mercado iGaming tem chamado a atenção de um público bastante indesejado: os fraudadores.

Read Story

Não perca uma postagem.

Se inscreva em nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo assim que publicado.
Não iremos compartilhar seu email com terceiros.